Dissemination Of Physical Activity Evidence, Programs, Policies, And Surveillance In The International Public Health Arena

Artigo publicado na American Journal of Preventive Medicine em 2006. Escrito por Adrian E. Bauman, David E. Nelson, Michael Pratt, Victor Keihan Rodrigues Matsudo e Stephanie Schoeppe. Uma estrutura de seis etapas é proposta para entender os atributos de uma disseminação internacional bem-sucedida.

Os conceitos de divulgação podem ser aplicados aos desafios internacionais de promoção da atividade física. Com o lançamento em 2004 da Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde para Dieta e Atividade Física, a redução dos fatores de risco e o controle de doenças não transmissíveis são de interesse da saúde global. Isso inclui o desenvolvimento de recursos ou inovações claros e baseados em evidências, definição do público-alvo, seleção de canais de comunicação, envolvimento de tomadores de decisão e desenvolvimento de estruturas de avaliação em torno da disseminação. Quatro estudos de caso para ilustrar aspectos da estrutura são apresentados: (1) aprendendo com a disseminação de iniciativas eficazes de controle do tabaco, (2) a experiência de desenvolver medidas globais e sistemas de vigilância para atividade física, (3) estudo de caso de disseminação do programa Agita —uma intervenção eficaz em toda a comunidade e (4) disseminar a Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde sobre Dieta e Atividade Física. Semelhanças substanciais entre as experiências descritas nesses estudos de caso sugerem temas comuns subjacentes para a disseminação internacional, mas o desenvolvimento de uma base de evidências mais forte para os esforços de disseminação continua sendo uma prioridade de pesquisa.

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