Efeitos De Um Programa De Orientação De Atividade Física E Nutricional Sobre A Ingestão Alimentar E Composição Corporal De Mulheres Fisicamente Ativas De 50 A 72 Anos De Idade

Artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência e Movimento em 2003. Escrito por Marcela Ferreira, Sandra Marcela Mahecha Matsudo, Victor Keihan Rodrigues Matsudo, Glaucia Braggion. O objetivo do presente trabalho foi verificar os efeitos de um programa de incentivo ao incremento do nível de atividade física e melhora do perfil alimentar sobre o padrão alimentar e a composição corporal de mulheres fisicamente ativas de 50 a 72 anos.

Sessenta e quatro mulheres, fisicamente ativas, foram divididas em quatro grupos: Grupo A recebeu orientação nutricional; Grupo B recebeu orientação nutricional e sobre atividade física; Grupo C recebeu somente orientação sobre atividade física; Grupo D não recebeu nenhum tipo de orientação. Foram medidas as variáveis peso, estatura e adiposidade corporal. O registro alimentar de quatro dias foi utilizado para verificação do consumo alimentar. Os dados evidenciaram diminuição significativa do consumo de calorias totais (17,2; 16,7; 24,0%, p < 0,05) e de lipídios (18,7; 26,2; 32,5%, p < 0,05) nos grupos A, C e D quando comparados com o período pré-intervenção. Entretanto, os resultados não evidenciaram diferenças significativas (p < 0,05) no peso e adiposidade corporal entre os quatro grupos analisados após o período de intervenção. Este estudo sugere que, mesmo não encontrando mudanças nas variáveis antropométricas analisadas, não podemos eliminar a hipótese de que orientações nutricionais e de atividade física resultem em mudanças voluntárias nos hábitos alimentares e que estas mudanças resultem em alterações positivas na composição corporal.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!