Manifesto Internacional para a Promoção da Atividade Física no Pós-COVID-19: Urgência de uma Chamada para a Ação – Versão Resumida
A atividade física é parte da natureza humana, fundamental para uma vida mais saudável, produtiva e plena. Ações de promoção da atividade física e redução do comportamento sedentário devem conscientizar as pessoas e ampliar as oportunidades para escolhas, explorando suas amplas possibilidades para um mundo melhor e mais solidário.
O objetivo deste manifesto é sensibilizar e mobilizar pessoas, grupos sociais e governos para a promoção de uma vida mais ativa, considerando seus benefícios sociais e para a saúde em geral. Este documento, baseado em evidências científicas, destaca a educação, valoriza a cultura local/regional e propõe a redução de desigualdades de acesso aos bens públicos, como um caminho para uma vida mais ativa e saudável em comunidades mais solidárias, destacando-se a importância da atividade física em relação à COVID-19.
Evidências Científicas: benefícios da Atividade Física (AF) no controle da pandemia:
1) AF moderada reduz o processo inflamatório e melhora a imunologia.
2) AF vigorosa prolongada se associa à depressão imunológica transitória.
3) Andar é a atividade mais acessível e ideal.
4) AF moderada melhora as enfermidades crônicas; a maioria das mortes por COVID-19 ocorre em portadores de diabetes, obesidade e hipertensão arterial.
5) AF melhora o estresse, a ansiedade e a depressão.
6) AF moderada contribui com o equilíbrio do cortisol (hormônio do estresse)
7) AF moderada produz antioxidantes que reduzem a gravidade de síndrome de estresse respiratório, séria complicação da COVID-19.
8) AF moderada melhora a resposta imunológica às vacinas 9) AF leve também pode trazer benefícios metabólicos e cardiorrespiratórios.
download