Nível De Conhecimento Sobre Atividade Física Para A Promoção Da Saúde De Estudantes De Educação Física

Artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência e Movimento em 2001. Escrito por Marcos Ausenka Ribeiro, Douglas Roque Andrade, Luís Carlos Oliveira, Carlos Frederico Brito, Sandra Marcela Mahecha Matsudo, Timóteo Leandro Araújo, Erinaldo Andrade, Aylton Figueira Júnior, Gláucia Braggion e Victor Keihan Rodrigues Matsudo. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de conhecimento sobre atividade física para a promoção da saúde de alunos de diferentes períodos do curso de educação física da capital de São Paulo.

Foram analisados 653 alunos das faculdades de educação física da Unicastelo (n = 22), Unib (n =200), Uniban (n = 57) e FMU (n = 374). Esta amostra foi dividida em quatro grupos: alunos do 1ºano (n = 55); alunos do 2ºano (n= 231); alunos do 3ºano (n = 213); alunos do 4ºano (n = 154). Como critério do nível de conhecimento sobre atividade física para a promoção da saúde, utilizamos como padrão a mensagem do Programa Agita São Paulo (acumular pelo menos 30 minutos de atividade física moderada (ou leve) na maioria dos dias da semana de forma contínua ou acumulada). Foi utilizado um questionário para verificar o nível de conhecimento da freqüência (dias por semana), duração (minutos por sessão), intensidade (leve, moderada e vigorosa) e modo (contínuo, acumulado e não importa ). A análise estatística incluiu o cálculo percentual das respostas corretas e para a comparação entre os períodos foi utilizado o Qui Quadrado, adotando-se o nível de significância de p<0,01. Após a análise dos dados podemos concluir que segundo as novas orientações da promoção da atividade física para a saúde: a) a maioria dos alunos apresentou um nível de conhecimento inadequado com exceção do conceito de duração; b) quanto ao nível de conhecimento sobre a duração e intensidade da atividade física, não houve diferença estatisticamente significante entre os quatro períodos; c) em relação à freqüência e modo, paradoxalmente os alunos do 1º ano apresentaram um melhor nível de conhecimento. Assim sugerimos que no curso superior de educação física sejam oferecidas maiores informações em primeiro lugar sobre a freqüência, em seguida sobre o modo e por terceiro sobre a intensidade ideal para a atividade física para a promoção da saúde.

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