Perfil Do Nível De Atividade Física E Capacidade Funcional De Mulheres Maiores De 50 Anos De Idade De Acordo Com A Idade Cronológica

Artigo publicado na Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde em 2001. Escrito por Victor Keihan Rodrigues Matsudo, Sandra Marcela Mahecha Matsudo e Timóteo Leandro Araújo. O objetivo deste estudo foi por tanto determinar o perfil do nível de atividade física e capacidade funcional de mulheres ativas de acordo com a idade cronológica.

A diminuição do nível de atividade fisica e da capacidade fun­cional com o decorrer dos anos é um fenômeno amplamente difundi­do. No entanto pouco tem sido pesquisado para verificar este padrão na população ativa. Foram avaliadas 81 mulhe­res de 50 a 79 anos de idade, divididas em 3 grupos de acordo com a idade cronológica (50-59, 60-69 e 70-79 anos) envolvidas regularmente em um programa de ginástica localizada. A caminhada fora de casa foi realizada por 40-60% de 5 a 7 dias por semana de 1 -2 horas por dia e em torno de 24 quarteirões por semana. O padrão de subir escadas evidenciou que 50-70% subiam mais de 4 lances de escada por se¬mana. As atividades físicas moderadas e vigorosas reportaram ser re¬lizadas em media três vezes por semana com duração de 45 a 70 minutos por sessão. A caminhada como meio de transporte foi realizada de 2 a 4 vezes por semana e de 45min a 1 hora de duração. 0 padrão do nível de atividade física não foi diferente entre as mulheres dos três grupos etários Em relação à capacidade funcional a maioria das mulheres realizou as atividades instrumentais e não instrumentais da vida díária de forma independente. Os dados sugerem que o padrão de atividade física em mulheres independentes e que freqüentam regularmente um programa de exercício independe da idade cronológica.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!