Relação Do Padrão Da Marcha Associado Com A Aptidão Física E A Capacidade Funcional De Residentes De Instituições De Longa Permanência

Artigo Publicado em Estudo Interdisciplinar sobre o Envelhecimento em 2017. Escrito por Diana Carolina Gonzalez Beltran, João Pedro da Silva Junior, Rafael Benito Mancini, Timóteo Leandro Araújo e Sandra Marcela Mahecha Matsudo. A locomoção do ser humano precisa da interação músculo- esquelética e neurológica para prover as demandas da idade, quando apresentadas alterações pode levar a problemas importantes de mobilidade e capacidade funcional de idosos institucionalizados.

Foram avaliados 52 mulheres e 17 homens (66,6-85,4 anos) moradores de instituições de longa permanência de SCS-SP. As variáveis mensuradas foram: espaço-temporais da marcha (marcação plantar), capacidade funcional (mobilidade, equilíbrio dinâmico e estático), aptidão física (peso, estatura, força muscular de membros inferiores e superiores, potência aeróbica). A análise estatística aplicada foi a regressão linear com nível de significância adotado de p<0,05. Foi encontrado que massa muscular, força muscular,potência aeróbica, cadência e amplitude de passo estão correlacio- nadas positivamente e fortemente com o comprimento da passada e do passo, largura da passada e ângulo do pé. Houve uma associação significativa entre as variáveis espaço-temporais da marcha, com a aptidão física e a capacidade funcional dos idosos institucionalizados de São Caetano do Sul.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!