Television Viewing And Its Association With Overweight In Colombian Children: Results From The 2005 National Nutrition Survey: A Cross Sectional Study

Artigo publicado na International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity em 2007. Escrito por Luis F Gomez, Diana C Parra, Felipe Lobelo, Belen Samper, José Moreno, Enrique Jacoby, Diego I Lucumi, Sandra Marcela Mahecha Matsudo e Catalina Borda. O objetivo deste estudo é examinar a associação entre assistir televisão e status de peso em crianças colombianas.

Tem havido uma discussão em andamento sobre a relação entre o tempo gasto assistindo televisão e obesidade infantil. Este debate tem especial relevância na região latino-americana onde o processo de globalização tem aumentou a disponibilidade de entretenimento baseado em tela em casa. O objetivo deste estudo é examinar a associação entre assistir televisão e status de peso em crianças colombianas. Métodos: Esta investigação transversal incluiu crianças de 5 a 12 anos da Pesquisa Nacional de Nutrição na Colômbia (ENSIN 2005). Peso e altura foram medidos em 11.137 crianças para cálculo do índice de massa corporal. O excesso de peso foi definido por padrões internacionais. O tempo gasto assistindo televisão foi determinado para essas crianças por meio de relatórios dos pais. Análises de regressão logística múltipla foram conduzidas para diferentes subgrupos e ajustadas para potenciais confundidores, a fim de estudar a associação entre assistir televisão e status de peso nessa população. Resultados: Entre as crianças pesquisadas, 41,5% assistem à televisão menos de duas horas/dia; 36,8% entre duas e 3,9 horas/dia e 21,7% quatro ou mais horas/dia. A prevalência de sobrepeso (inclusive obesidade) nessa população foi 11,1%. As crianças classificadas como telespectadoras excessivas (entre duas e 3,9 horas/dia ou 4 ou mais horas/dia) tinham maior probabilidade de estar acima do peso (OR: 1,44 IC 95%: 1,41–1,47 e OR: 1,32 IC 95%: 1,30–1,34, respectivamente) do que crianças que relataram assistir televisão menos de 2 horas/dia. Análises estratificadas por idade, sexo e níveis de urbanização mostraram resultados semelhantes. Conclusão: Assistir televisão associou-se positivamente com a presença de excesso de peso em crianças colombianas. Uma associação positivafoi detectada entre o nível de urbanização e o hábito de assistir televisão. Considerando que a maioria das crianças colombianas vivem em cidades densamente povoadas e parecem se envolver em excesso de televisão vendo essas descobertas são de relevância para a saúde pública na prevenção da obesidade infantil.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!