Validação Do Questionário Internacional De Nível De Atividade Física (IPAQ – Versão 6): Estudo Piloto Em Adultos Jovens Brasileiros

Artigo publicado na Revista Brasileira de Ciência e Movimento em 2001. Escrito por Renato Pardini, Sandra Marcela Mahecha Matsudo, Timóteo Leandro Araújo, Victor Keihan Rodrigues Matsudo, Erinaldo Andrade, Glaucia Braggion, Douglas Roque Andrade, Luis Carlos De Oliveira, Aylton Figueira Júnior e Vagner Raso. Este estudo faz parte de um grande esforço internacional para validar o questionário internacional de atividade física (IPAQ) proposto pela Organização Mundial da Saúde (1998), que servirá como um instrumento mundial para determinar o nível de atividade física populacional.

A mensuração do nível de atividade física em grandes grupos populacionais requer instrumentos de fácil aplicação, boa precisão e de baixo custo. Este estudo faz parte de um grande esforço internacional para validar o questionário internacional de atividade física (IPAQ) proposto pela Organização Mundial da Saúde (1998), que servirá como um instrumento mundial para determinar o nível de atividade física populacional. Para tanto, foram selecionados 43 indivíduos 21 mulheres e 22 homens, na faixa etária de 20 a 34 anos (x: 24,0 + 4,55 anos). As variáveis peso (x: 68,12 +14,50 kg) e altura (x: 170,70 + 8,64 cm) foram obtidas mediante do auto-relato. Para validar o questionário IPAQ) foi determinado o gasto energético em quilocalorias durante um período de sete dias utilizando dois instrumentos diferentes: a- recordatório de atividade física diária (RGE), em que, os indivíduos relataram durante 7 dias seguidos as atividades físicas realizadas a cada 15 minutos; b- um sensor de movimentos: o Computer Science & Aplications (CSA) que quantifica os movimentos realizados nos três planos. O aparelho foi colocado na cintura e utilizado por 24h durante 7 dias. Para determinar o gasto calórico foi utilizada a freqüência e duração das atividades moderadas e vigorosas. A reprodutibilidade do questionário foi determinada com intervalo de 2 dias, sendo que os valores de correlação de Sperman Rho encontrados foram altos e significativos r= 0,71 (p < 0,01). O gasto energético dos 3 instrumentos foi determinado em valores médios e de desvio padrão em quilocalorias por semana e calculada a correlação de Spearman Rho (r) para um nível de significância de p<0,01. Os valores de correlação encontrados entre os instrumentos foram: 0,49 (IPAQ x RGE), 0,32 (RGE x CSA) e 0,24 (IPAQ x CSA). Estes dados permitem concluir que o IPAQ se associa significativamente com o registro de gasto energético, mas não com o sensor de movimentos, sugerindo a necessidade de aprofundar a sua associação este tipo de instrumento.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!