Projeto Envelhecimento

O Projeto Misto-Longitudinal de Envelhecimento e Aptidão Física de São caetano do Sul teve início em 1996, tem como objetivo analisar o impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras, de capacidade funcional e nível de atividade física.

Desde 1996, o CELAFISCS iniciou o Projeto Longitudinal de Aptidão Física e Envelhecimento em São Caetano do Sul (único em andamento nos países em desenvolvimento) que avalia semestralmente a aptidão física (variáveis antropométricas e neuromotoras), a capacidade funcional, o nível de atividade física e variáveis psicológicas (imagem corporal, estados de humor e depressão) de mulheres idosas, fisicamente ativas e independentes da comunidade de São Caetano do Sul.

Amostra

A amostra é composta por idosos e alguns indivíduos maiores de 50 anos de idade (em sua maioria mulheres), frequentadores de Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE), da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul – São Paulo. O Centro da Terceira Idade oferece diversos tipos de atividades culturais, recreativas e um programa de atividade física estruturada, contendo exercícios aeróbicos de baixo impacto, exercícios de alongamento, flexibilidade e resistência muscular, como: ginástica, hidroginástica, dança e yoga, dentre outras atividades direcionadas ao público idoso de São Caetano do Sul.

São oferecidas de terça a sexta-feira no período matutino, das 7:30 às 11:00 horas, aulas de 50 minutos de atividade física para grupos de aproximadamente 30 pessoas cada.

As aulas são ministradas em uma ampla sala com boa iluminação e arejamento, tendo à disposição colchonetes e cabos de vassoura para a realização de exercícios localizados, e ocorrem duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, sendo realizadas com diferentes ritmos musicais e geralmente divididas em partes:

  • atividades de aquecimento com movimentos musculares leves;
  • atividades aeróbicas como corrida leve no local ou caminhada;
  • exercícios de alongamento, relaxamento e flexibilidade;
  • exercícios localizados de fortalecimento da musculatura abdominal e dos membros superiores e inferiores.

Para caracterizar a amostra é aplicado um questionário geral que determina: grau de escolaridade; nível de renda familiar; auto-avaliação do nível de atividade física; antecedentes de infarto e fraturas ósseas; antecedentes de quedas e lesões secundárias; hábito de fumo; presença de doenças crônicas não-transmissíveis; consumo de medicamentos; idade da menopausa; anos sem menstruação e uso de suplementação hormonal.

Avaliadores e o período de avaliações

Os avaliadores são os membros do CELAFISCS (desde instrutores a estagiários), que incluem profissionais das áreas de Medicina, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. As avaliações são realizadas em intervalos de aproximadamente seis meses (Maio e Novembro) sendo escolhidos os meses que antecedem as pausas no programa, evitando-se assim os meses após as férias quando as senhoras retornam ao programa.

Os testes e as medidas escolhidas levaram em conta os seguintes critérios adaptados a nossa realidade de trabalho:

  • validade científica;
  • fácil aplicabilidade;
  • não necessidade de equipamentos sofisticados;
  • possibilidade de aplicação a grandes grupos;
  • possibilidade de comparação internacional;
  • possibilidade de aplicação à faixa etária selecionada;
  • possibilidade de aplicação por outros profissionais;
TESTES E MEDIDAS MENSURADAS

Antropométricas

Peso, estatura, índice de massa corporal, altura tronco-cefálica, adiposidade corporal por mensuração de dobras cutâneas, circunferências de braço relaxado e contraído, circunferência de panturrilha, circunferências de cintura e quadril, e relação cintura/quadril.

Neuromotoras

Força muscular dos membros superiores, força muscular dos membros inferiores, flexibilidade do tronco, agilidade e equilíbrio.

Capacidade Funcional

Velocidade normal de andar, velocidade máxima de andar, velocidade de levantar da cadeira e atividades da vida diária.

Nível de Atividade Física e Comportamento Sedentário

O nível de atividade física tem sido mensurado de forma indireta, mediante a aplicação de questionários e, mais recentemente pelo acelerômetro, sensor que permite quantificar o nível de atividade física e o comportamento sedentário do indivíduo.

Variáveis Psicológicas

Autoimagem, perfil de estados de humor, depressão.

Projeto Longitudinal de Envelhecimento e Aptidão Física de São Caetano do Sul, aprovado em 10 de março de 2010 pelo Comitê de Ética Fundação Municipal de Saúde do Município de São Caetano no Sul (FUMUSA), no 028/2010-A, desenvolvido e coordenado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS):

  • 26 anos (1997-2023)
  • 74 ciclos de avaliação
  • 3 dias por semestre
  • Em média: 357 avaliações/Ano
  • O banco de dados do projeto contabiliza mais de 5.000 avaliações
Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!