50 anos de contribuição à Ciência – Matéria da Revista Educação Física

Há cinco décadas, o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul investe em pesquisa e produção científica na área da atividade física.

Se alguém dissesse, em 1974, que uma pesquisa com alunos da rede municipal de São Caetano do Sul (SP) daria o pontapé inicial para o desenvolvimento de um dos Centros de Pesquisas mais premiados do país, seria difícil acreditar. Mas hoje, 50 anos e muitos prêmios depois, essa é a realidade que o Dr. Victor Matsudo – um dos fundadores e atual presidente do CELAFISCS – apresenta em entrevista à Revista Educação Física.

Matsudo, que é médico, comanda a equipe multiprofissional do centro, composta por outros médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas, enfermeiros e, é claro, profissionais de Educação Física. São eles, aliás, a maior parte dos profissionais que integram a equipe. Prova disso, é que 80% dos mais de 300 estagiários que já passaram pelo projeto são oriundos da Educação Física.

“A multidisciplinaridade dá uma riqueza de abordagem muito grande. E eu tenho um enorme respeito pela Educação Física, porque ela trabalha com educação e saúde ao mesmo tempo. Não há nenhuma outra profissão que envolva esses dois objetivos. Isso é de uma grandeza extrema”, defende Matsudo.

E é por meio desse trabalho multidisciplinar, que o Centro vem sendo destaque em pesquisa e produção científica na área de Ciências do Esporte há meio século, tendo sido reconhecido com diversas premiações. São muitas as homenagens, mas destaca-se a da Associação Americana da Saúde Mundial, da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), do Conselho Internacional de Ciências do Esporte e da Educação Física (ICSSPE) e do American College of Sports Medicine Citation Award.

O reconhecimento se deve, em grande parte, à aplicação prática do conhecimento produzido, ultrapassando as paredes do centro, e chegando a quem realmente precisa: a sociedade. Desse propósito, nasceu o Agita São Paulo, um programa permanente de intervenção na população do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Saúde e coordenado pelo CELAFISCS. O projeto visa aumentar o conhecimento da população sobre a importância da atividade física para a saúde, e aumentar o nível de ativi- dade física no cotidiano, com foco nos estudantes, trabalhadores e idosos.

Implantando ainda em 1997, o Agita São Paulo é hoje um programa reconhecido internacionalmente, sendo referenciado, inclusive, pela Organização Mundial da Saúde como modelo de programa de intervenção em promoção da Atividade Física. “O programa proporciona melhorias em cinco fatores comprovadamente: diminuiu o número de consultas médicas, de exames laboratoriais, de medicamentos, internações hospitalares e número de cirurgias”, explica Matsudo.

Baseado nesses dados, o Banco Mundial analisou o impacto econômico do programa para todo o estado de São Paulo, concluindo que o modelo representa um potencial de economia de 310 milhões de dólares por ano do setor saúde.

Traduzir teoria em prática, com foco na inovação, motivou a criação desse e de outros projetos, como o realizado há mais de 40 anos com moradores da cidade de Ilhabela, que tem como objetivo estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de escolares em região de baixo nível socioeconômico do litoral norte do estado de São Paulo.

Outro projeto que se destaca foi iniciado ainda em 1996, e tem como objetivo analisar o impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras, de capacidade funcional e nível de atividade física em frequentadores de Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) de São Caetano do Sul.

Simpósio marca 50 anos de atuação

Para celebrar essas e outras conquistas, ao longo dos 50 anos de atuação, o Celafiscs irá promover o 47o Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, entre os dias 10 e 12 de outubro. Esta edição especial do Simpósio, irá receber juntamente com os maiores especialistas do mundo nas áreas das Ciências do Esporte, Atividade Física e Saúde, os estagiários que passaram pelo CELAFISCS e se tornaram profissionais de referência em suas respectivas áreas de atuação.

Este encontro de gerações representa não apenas uma celebração do passado e do presente, mas também oportunidade para o futuro, ao pro- porcionar um ambiente de troca de experiências e conhecimentos entre os pioneiros e as novas lideranças nas ciências do esporte e da saúde, inspirando colaborações e avanços que impactarão positivamente as próximas décadas.

Revista Educação Física

Autor

Dr. Victor Matsudo

Presidente e Coordenador Científico do CELAFISCS

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!