Projeto Ilhabela

Projeto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela

Teste da Bicicleta

O projeto conta com a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Ilhabela sob a atual Secretária Municipal da Educação Senhora, Professora Yeda Cristina Sena Lopese assessorados pelos Coordenadores Leonardo Scarpa Zanzini e João Paulo de Souza, também conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação de Estado de São Paulo, com aDirigente Regional de Ensino de Caraguatatuba, Senhora Professora Edina Paula Roma Teixeira. Neste ano as unidades escolares participantes deste Projeto foram E.M. “Prof. Antônio Verzegnassi” soba direção Sra. Mercedes Aparecida dos Santos Lopes; E.M.” Profa. Eva Esperança Silva” sob a direção Sra. Milva Aparecida Medeiros da Silva e a E.E. ”Bairro Água Branca”sob a direção Sr. Adriano Litério Cáceres.

Conhecido também como "Projeto Ilhabela" ou "Teste da Bicicleta", criado em 1978, realizado pelo CELAFISCS - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, dirigido pelo médico ortopedista traumatologista e desportivo Prof. Dr. Victor Matsudo, tem como objetivo estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de escolares em região de baixo nível socioeconômico,  o projeto passou dos 40 anos realizando avaliações em crianças e adolescentes no município de Ilhabela, sendo que, os dados coletados nesta população, resultam em um grande impacto e reconhecimento da área de Ciências do Esporte no âmbito nacional e internacional, já contribuindo também para políticas públicas em prol da saúde da população no Município de Ilhabela/SP assim como estabelecem metas para implementar ações preventivas para saúde pública neste segmento populacional.

Teste da Bicicleta

A FAMÍLIA CELAFISCS agradece à todos os envolvidos neste Projeto Ilhabela e também os votos de estima e consideração pelo nosso trabalho!

estudo realizado há mais de 40 anos

Testes e medidas mensuradas

Antropométricas

Peso, estatura, comprimento tronco-cefálico, diâmetros (epicôndilo umeral e epicôndilo femoral), circunferências de braço e perna e dobras cutâneas (biceps, tríceps, subescapular, suprailíaca, adbominal, axilar média e panturrilha).

Metabólicas

A medida da potência aeróbica é feita pelo teste em bicicleta ergométrica e durante o teste é realizada a Percepção Subjetiva de Esforço pela Escala de Borg e de Cavasini.

Neuromotoras

Força muscular (pelo Teste de Impulsão Vertical com e sem auxílio de membros superiores; Teste de Impulsão Horizontal; Teste de Preensão Manual e Teste de Abdominais), Velocidade (Teste de Corrida de 50 metros), Flexibilidade (Teste de Sentar e Alcançar - Banco de Wells) e a Agilidade (Teste de "Shuttle-Run").

Maturação Biológica

Maturação sexual (exame clínico dos pelos axilares, determinação da Idade de Menarca pelo método retrospectivo e a classificação de TANNER de desenvolvimento de genitais masculinos, mamas e pelos púbicos pelo método de auto-avaliação criado por Sandra Matsudo, baseada em amostras da Ilhabela).

Nível de Atividade Física

Questionário Internacional (IPAQ) que teve sua validação no Brasil em parte feito em amostras da Ilhabela e acelerômetros (têm sido também usados em projetos mais específicos).

Nível sócio-economico, educacional e nutricional

Todos determinados por questionários.