Envelhecimento e Aptidão Física de São Caetano do Sul

Tem como objetivo analisar o impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras, de capacidade funcional, nutricionais e nível de atividade física.

Amostra

A amostra é composta por idosos e alguns indivíduos maiores de 50 anos de idade (em sua maioria mulheres), frequentadores do Centro da Terceira Idade Dr. Moacyr Rodrigues da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. O Centro da Terceira Idade oferece atividades de ginástica, hidroginástica, dança e yoga, dentre outras atividades direcionadas ao público idoso de São Caetano.

Avaliadores e o período de avaliações

Os avaliadores são os membros do CELAFISCS (desde instrutores à estagiários), que incluem profissionais das áreas de Medicina, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. As avaliações são realizadas durante quatro dias no período da manhã do mês de maio e mais quatro dias também no período da manhã no mês de novembro, desde 1997.

Teste e medidas mensuradas

Antropométricas

Peso, estatura total, índice de massa corporal, adiposidade corporal, circunferências de braço e perna, circunferências de cintura e quadril, e relação cintura/quadril.

Neuromotoras

Força muscular dos membros superiores, força muscular dos membros inferiores, flexibilidade do tronco, agilidade e equilíbrio.

Capacidade funcional

Velocidade normal de andar, velocidade máxima de andar, velocidade de levantar da cadeira e atividades da vida diária.

Nível de Atividade Física

O nível de atividade física tem sido mensurado mediante a aplicação de questionários, a monitorização da freqüência cardíaca e mais recentemente pelos sensores de movimentos computadorizados CSA que têm sido usados durante as aulas de exercício e durante as caminhadas usadas como meio de transporte para as aulas.

Ingestão alimentar

É avaliado com a utilização do recordatório alimentar de quatro dias (dois dias de semana e dois do final de semana) que posteriormente é analisado por nutricionistas especializadas para a determinação do consumo de macronutrientes, micronutrientes e minerais.

Densidade óssea, morfometria e exames bioquímicos

Em convenio com a Escola Paulista de Medicina desde 2003 o projeto vem incluindo a avaliação da densidade óssea, da morfometria da coluna vertebral e exames laboratoriais como a medida de glicemia, colesterol, hormônios tireóideos, cálcio, e marcadores ósseos entre outros.

Variáveis Psicológicas

Auto-imagem, perfil de estados de humor, depressão.