Associação Entre Alinhamento Do Joelho, Índice De Massa Corporal E Variáveis De Aptidão Física Em Estudantes. Estudo Transversal

Artigo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia em 2013. Escrito por Andréia Araújo Souza, Gerson Luis de Moraes Ferrari, João Pedro da Silva Júnior, Leonardo José da Silva, Luis Carlos de Oliveira e Victor Keihan Rodrigues Matsudo. O objetivo do trabalho foi verificar associação entre o mau alinhamento de joelhos (geno valgo) e variáveis de aptidão física em estudantes.

Foram analisados dados coletados entre 2000 a 2009. A amostra foi composta por 1.141 estudantes de ambos os sexos, de 6 a 18 anos. Para participar da pesquisa os estudantes deveriam atender os seguintes critérios: ter entre 6 e 18 anos e uma avaliação completa da aptidão física, incluindo a medida de geno valgo. O valgismo foi determinado pela distância intermaleolar, com régua em centímetros. Já para a classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) usaram-se as curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde e as variáveis de aptidão física analisadas (força de membros inferiores e superiores, agilidade, velocidade e flexibilidade) seguiram a padronização CELAFISCS. Resultados: No sexo masculino foi encontra uma prevalência de 23,2% de obesos, 44,4% com excesso de peso e 32,4% eutróficos. Entre o sexo feminino, 30,9% eram obesas, 39,5% com excesso de peso 39,5% e 20,6% eutróficas. Quando analisada a prevalência de valgismo de acordo com as classificações do IMC, foi encontrada associação positiva e significativa em ambos os sexos. Foi encontrada associação entre geno valgo à força de membros superiores apenas na análise bruta. As demais variáveis não apresentaram associação. Conclusão: Houve associação positiva entre mau alinhamento dos joelhos, índice de massa corporal e aptidão física em estudantes.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!