School-Based Physical Education Programs: Evidence-Based Physical Activity Interventions For Youth In Latin America
Artigo publicado na Global Health Promotion em 2010. Escrito por Isabela C. Ribeiro, Diana C. Parra, Christine M. Hoehner, Jesus Soares, Andrea Torres, Michael Pratt, Branka Legetic, Deborah C. Malta, Victor Keihan Rodrigues Matsudo, Luiz R. Ramos, Eduardo J. Simoes e Ross C. Brownson. Os objetivos do artigo são descrever cinco programas de educação física escolar da América Latina, discutir as implicações para recomendações eficazes de educação física escolar, propor abordagens para implementar essas intervenções e identificar lacunas na literatura de pesquisa relacionada à promoção da atividade física em jovens latino-americanos.
Este artigo enfoca os resultados da revisão sistemática do projeto Guia para Intervenções Úteis para a Atividade na América Latina relacionados a programas de educação física (EF) baseados em escolas na América Latina. Os objetivos do artigo são descrever cinco programas de educação física escolar da América Latina, discutir as implicações para recomendações eficazes de educação física escolar, propor abordagens para a implementação dessas intervenções e identificar lacunas na literatura de pesquisa relacionada à promoção da atividade física na América Latina juventude. Seguindo o processo de revisão sistemática do US Community Guide, cinco estudos de intervenção de educação física em escolas com qualidade suficiente de design, execução e detalhes de intervenção e resultados foram selecionados para abstração completa. Um estudo foi conduzido no Brasil, dois estudos foram conduzidos no Chile e dois estudos foram conduzidos na fronteira EUA/México. Embora os estudos apresentem diversos resultados, métodos e duração das intervenções, houve aumentos positivos consistentes nos níveis de atividade física para todos os resultados medidos durante as aulas de educação física, resistência e transporte ativo para a escola em todos os três estudos randomizados.