IV Simpósio Internacional de Inclusão e Acessibilidade no Ensino: Práticas Inclusivas
As possibilidades de acessibilidade na educação mapeiam uma área do conhecimento ainda pouco visível, mas que se prevê ser fundamental nos próximos anos.
Os temas a serem apresentados irão abranger desde perspectivas históricas até estudos baseados em tecnologia e inclusão social. Portanto, o evento é direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.
O evento impactará diretamente na formação inicial e continuada de diversos profissionais, promovendo a troca de experiências entre aqueles em atuação e os que estão em formação.
A proposta é, além de oferecer uma visão geral das principais pesquisas da área, apresentar estudos relacionados à acessibilidade educacional e compreender as novas práticas e perspectivas futuras. Assim, o evento será uma oportunidade para fazer um balanço do passado, do presente e, mais importante, do futuro das múltiplas possibilidades de acessibilidade aplicadas a uma educação inclusiva e de qualidade.
Objetivos
Este evento é a quarta edição internacional dessa temática no Brasil, com o objetivo de discutir as investigações sobre as diversas formas de acessibilidade, sob a perspectiva da profissão, da pesquisa e do ensino. Além disso, busca construir um acervo bibliográfico que sirva como ponto de referência para pesquisas inovadoras, bem como selecionar contribuições que enriqueçam o campo e impactem tanto a prática quanto a investigação.
O evento visa integrar os princípios de acessibilidade à sociedade, proporcionando um espaço de reflexão sobre os desafios presentes e futuros na área da inclusão.
O espaço de formação promovido pelo evento também tem como objetivo fortalecer as diretrizes das políticas públicas de inclusão e impactar a sociedade de maneira geral, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Eixos Temáticos
Eixo 1 – Acessibilidade e Práxis na Educação Infantil
Eixo 2 – Acessibilidade e Práxis no Ensino Fundamental e EJA
Eixo 3 – Acessibilidade e Práxis no Ensino Médio
Eixo 4 – Acessibilidade no Ensino Superior
Eixo 5 – Práticas na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no AEE
Eixo 6 – Acessibilidade no Esporte e na Cultura
Eixo 7 – Tecnologias , Acessibilidade e Desenho Universal
Eixo 8 – Políticas públicas e práticas inclusivas para as ações afirmativas
Trabalhos Científicos
Serão aceitos trabalhos provenientes de resultados de pesquisas científicas e de experiências relacionadas ao Ensino, Educação Inclusiva e Acessibilidade.
Cada congressista poderá submeter apenas um trabalho científico como primeiro autor, não havendo limite para coautoria. Cada trabalho poderá conter até no máximo 5 (cinco) colaboradores, incluindo o autor principal.
O trabalho pode ser submetido como resumo em uma das três categorias: (1) Resultado de Pesquisa Concluída, (2) Relato de Experiência ou (3) Produto Educacional.
Os trabalhos inscritos nesta categoria concorrerão ao prêmio “NGIME Práticas Inclusivas 2024” e os vencedores terão a oportunidade de publicar um artigo completo sobre o trabalho, que será publicado no livro.
A submissão dos trabalhos científicos devem ser efetuadas, exclusivamente, pelo sistema on-line do site oficial do evento no ato de sua inscrição. As submissões serão aceitas do dia 25 de outubro de 2024 a 16 de novembro de 2024.
Durante o evento, serão oferecidos diversos cursos nos quais você poderá participar, e também Oficinas exclusivas para alunos do curso de graduação em Educação Física – EAD.
Ainda acontecerão os eventos científicos com mesa redonda, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e apresentação de trabalhos científicos.
Evento de dança em cadeiras de rodas
05/12/2024: Campeonato de Paradança (13h às 19h, local: Faefid, Arena a confirmar).
07/12/2024: Mostra Nacional de Dança Artística em Cadeira de Rodas (18h às 19h, local: Ginásio Municipal de Juiz de Fora).
Mais informações: ngime.ufjf.br