Programa Agita SP

O Programa Agita São Paulo teve início em 1996, tem como objetivo estudar e acompanhar o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de escolares em região de baixo nível socioeconômico.

O Programa Agita São Paulo foi criado pelo CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o aumento do nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

Público alvo

Para alcançar uma população de mais de 36 milhões de pessoas, foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiros institucionais. Após a fase de preparação, o Programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996 e implantado em fevereiro de 1997, com o suporte de várias organizações. Hoje, mais de 400 instituições governamentais, não governamentais, estaduais e do setor privado, trabalham estabelecendo as metas, populações-alvo, estratégias, ações e resultados desejados.

Objetivos do Programa

  • Diagnosticar, a partir dos 14 anos de idade, o nível de atividade física do Estado de São Paulo.
  • Aumentar em (pelo menos) um nível o estágio da mudança de comportamento da população em relação à atividade física (exercício: de sedentário para pouco ativo e de pouco ativo para ativo).
  • Incrementar em 50% o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida.
  • Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física-esportiva e de lazer.
  • Aumentar o nível de conhecimento da população sobre os benefícios de um estilo de vida ativa.
  • Incrementar o nível de atividade física da população.
  • Fazer com que a população de diferentes faixas etárias siga a mensagem do programa é um desafio que merece a adoção de estratégias especiais.

Mensagem central do programa

Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana, de intensidade moderada de forma contínua ou acumulada.

A mensagem central do Agita São Paulo está de acordo com a recomendação do CDC – Centers for Disease Control and Prevention e do ACSM – American College of Sports Medicine, de que todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada de forma contínua ou acumulada.

Nosso mascote

O “meiorito” mascote de Programa foi desenvolvido a partir de conceitos, sócio-culturais, pois é conhecido por sua “obsessão” por horários (ponteiros nos 30 minutos). Indicando para começar ou iniciar sua prática de atividades físicas. Com a ampliação do programa e seu público, foi criada a família Meiorito e também diversas situações com o mascote.

O Programa do Agita SP trabalha incansavelmente na realização de ações que promovam entre a população, um estilo de vida mais ativo e saudável. Veja algumas reportagens sobre o que temos feito.

Dia Mundial da Atividade Física

O dia 6 de abril é o Dia Mundial da Atividade Física. Esta data que foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a se mexerem e adotarem um estilo de vida mais saudável. A ideia surgiu lá em 2002, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) percebeu a necessidade de combater o sedentarismo que estava se tornando cada vez mais comum no mundo todo, e o Programa Agita SP não poderia ficar de fora dessa iniciativa.

Desde então, o Programa Agita SP tem celebrado e promovido o Dia Mundial da Atividade Física todos os anos, com diversas iniciativas ao redor do mundo para promover a prática de exercícios. As campanhas incentivam as pessoas a saírem do sofá, deixarem de lado a vida sedentária e encontrarem uma atividade que gostem de fazer. Afinal, o importante é encontrar algo que nos faça sentir bem e que possamos incorporar na nossa rotina.

Veja abaixo um resumo de uma das celebrações.

O Dia Mundial da Atividade Física, que teve como tema principal “Vida ativa, Vida longa” abrangeu: 2.069 eventos em 31 países nos cinco continentes.

Entre os eventos, foram organizadas:

  • 209 caminhadas, tendo conhecimento do quanto é difícil organizar uma caminhada, essas cifras são muito significativas.
  • mais de 457 atividades múltiplas,
  • 182 palestras,
  • 130 documentos.
  • 1.053 registros na internet, entre redes sociais, sites e e-mail.

O Brasil teve uma contribuição de 29% com 596 eventos e no estado de São Paulo teve 28% com 578 eventos das 17 Diretorias Regionais de Saúde.

No estado de São Paulo tivemos:

  • 94 caminhadas,
  • 277 atividades múltiplas,
  • 60 palestras,
  • 81 documentos,
  • 66 registros na internet, entre redes sociais, sites e e-mail

Na imagem abaixo, encontra-se descrição dos eventos para o Estado de São Paulo.

Horário de atendimento:
seg a sex | 8h00 as 17h30

Fique por dentro!

receba as novidades do CELAFISCS.
Eu quero!