Projeto ISCOLE
O Projeto ISCOLE (International Study of Childhood Obesity, Lifestyle and Environment) aconteceu de Setembro de 2011 à Dezembro de 2013, tendo como objetivo determinar a relação entre o meio-ambiente e as características do estilo de vida e obesidade em um amplo estudo multicentro, envolvendo 6.000 crianças em 12 países.
O principal objetivo do “Estudo Internacional de Obesidade, Estilo de Vida e Ambiente na Infância – ISCOLE”, foi determinar a relação entre as características do estilo de vida, obesidade e ganho de peso em um amplo estudo multinacional em crianças de 10 anos.
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Este estudo investigou a influência das definições comportamentais, físicas, sociais e o ambiente político nas relações observadas em cada país. Os dados foram coletados em 12 países (500 crianças por região) nas cinco maiores regiões do mundo (Eurásia e África, Europa, América Latina, América do Norte e Oceania).
As características físicas das crianças foram diretamente mensuradas de modo que classifiquem seus pesos corporais, adiposidade, atividade física e dietas padrão mensuradas com as técnicas mais objetivas atualmente avaliadas. Um conciso conjunto de medidas ambientais viáveis, válidas e significativas foram incluídas e empregadas na pesquisa. Os resultados desse estudo foram providos de um robusto exame correlacionados com obesidade e ganho de peso em crianças, focando em ambos os lados da equação e do balanço energético.
Os resultados preveem importantes informações que irão nortear o desenvolvimento de intervenções em estilo de vida para tratar a obesidade infantil que pode culturalmente ser adaptadas e implantadas em todo mundo.
Este protocolo é para o acesso inicial de todos os participantes. O protocolo para o acompanhamento periódico de exames foi desenvolvido como um estudo de progresso para além dos dados coletados na fase inicial.
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Antropométricas
IMC (kg/m2), circunferência da cintura (cm) e percentual de gordura (%).
Nível de Atividade Física
Acelerometria (minutos/dia).
Dieta
Ingestão dietética (escore dos principais componentes).
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