PROGRAMA AGITA SÃO PAULO
AGITA SÃO PAULO.jpg

 

PROGRAMA AGITA SÃO PAULO

 

 

Programa Agita São Paulo foi criado pelo CELAFISCS – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, para combater o sedentarismo no Estado de São Paulo promovendo o aumento do nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

 

Público-Alvo

 

Para alcançar uma população de mais de 36 milhões de pessoas, foi escolhida a estratégia de estabelecimento de parceiros institucionais. Após a fase de preparação, o Programa Agita São Paulo foi lançado em dezembro de 1996 e implantado em fevereiro de 1997, com o suporte de várias organizações. Hoje, mais de 400 instituições governamentais, não governamentais, estaduais e do setor privado, trabalham estabelecendo as metas, populações-alvo, estratégias, ações e resultados desejados.

Objetivos do Programa

 

  • Diagnosticar, a partir dos 14 anos de idade, o nível de    atividade física do Estado de São Paulo.
  • Aumentar em (pelo menos) um nível o estágio da mudança de comportamento da população em relação à atividade física (exercício: de sedentário para pouco ativo e de pouco ativo para ativo).
  • Incrementar em 50% o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida.
  • Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física-esportiva e de lazer.
  • Aumentar o nível de conhecimento da população sobre os benefícios de um estilo de vida ativa.
  • Incrementar o nível de atividade física da população.
  • Fazer com que a população de diferentes faixas etárias siga a mensagem do programa é um desafio que merece a adoção de estratégias especiais.

MENSAGEM CENTRAL DO PROGRAMA

agita são paulo 5.jpg

 

Acumule pelo menos 30 minutos de

atividade física por dia em pelo menos

3 dias da semana, de intensidade moderada

de forma contínua ou acumulada.

 

Agita SP

 

A mensagem central do Agita São Paulo está de acordo com a recomendação do CDC - Centers for Disease Control and Prevention e do ACSM – American College of Sports Medicine, de que todo cidadão deve acumular pelo menos 30 minutos de atividade física por dia em pelo menos 3 dias da semana (se possível todos), de intensidade moderada de forma contínua ou acumulada.

MEIORITO

O “meiorito” mascote de Programa foi desenvolvido a partir de conceitos, sócio-culturais, pois é conhecido por sua “obsessão” por horários (ponteiros nos 30 minutos). Indicando para começar ou iniciar sua prática de atividades físicas.

 

meiorito.jpg

Com a ampliação do programa e seu público, foi criada a família Meiorito e também diversas situações com o mascote.

FAMILIA MEIORITO.jpg
AGITA SÃO PAULO2.jpg
agita são paulo 3.jpg
agita são paulo 4.jpg