ESTÁGIO DE FORMAÇÃO BÁSICA DE PESQUISADOR EM CIÊNCIAS DO ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE 2023

 

Se você é estudante ou profissional da área da saúde, venha fazer parte da família CELAFISCS em 2023 (Story do Instagram) (Cabeçalho de e-mail).png

Participe da nossa reunião de esclarecimentos

Desde 1974 o CELAFISCS recebe profissionais de todas as áreas da saúde para estágio, proporcionando formação, troca de experiências e oportunidade de ampliação do conhecimento científico e acadêmico.

 

Requisitos

 

Formação: 

 

Estudante ou profissional das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Psicologia e todas as áreas ligadas às ciências do esporte. Profissionais de outras áreas devem estar vinculados a projetos que tenham a ver com a área da atividade física.

 

 

Abrangência

O estágio abrange as áreas de fisiologia do exercício, avaliação física e prescrição de exercício, treinamento, metodologia, estatística, temas relacionados à atividade física e saúde, entre outras.

 

 

Modalidade: presencial 

 

Período:
 

Pré-estágio: fevereiro
 

Estágio: março a dezembro.

 

Carga Horária: 60 horas/mês.

 

Avaliação: Provas, carga horária, função administrativa e apresentação de trabalho científico.

Estágio CELAFISCS - Modalidade Presencial

Tabela Estágio.png

1 Todos inclusos no valor.

2 Base 2023: R$ 200,00/mês, podendo ser reduzido em 50% (R$ 100,00), em função do trabalho administrativo.

Esclarecimentos

O termo “Estágio” é essencialmente uma situação de vivência pré-profissional, cujo objetivo é proporcionar experiências reais teórico-práticas em uma futura área de efetiva atuação profissional. Oportunidade em que o futuro profissional possa colocar em prática o que aprendeu em sua formação acadêmica sob a supervisão, orientação e acompanhamento de um profissional formado e de maior experiência, oportunidade esta que se caracteriza também pela continuidade do seu processo de formação profissional, sendo portanto, parte essencial e integrante desta formação.

 

Particularmente no CELAFISCS, nosso “Estágio” destina-se a formação básica de pesquisador na ciências do esporte, cujo objetivo é introduzir o estagiário no universo da pesquisa científica da área, por meio do desenvolvimento de uma pesquisa, de fato em uma das áreas da ciências do esporte. Para tanto propomos dois momentos bastante distintos:

 

I – o estudo aprofundado dos temas relacionado a pesquisa científica (Metodologia da Pesquisa; Estatística; Protocolos de testes e medidas; Leitura e Interpretação de textos científicos.

 

II – a efetiva participação na aplicação dos conceitos da pesquisa científica, desde a construção de um projeto de pesquisa, a coleta de dados, a tabulação dos dados, a aplicação da estatística, bem como a produção de textos científicos, apresentações e participações em eventos.

 

Portanto gostaríamos de pontuar que nosso “Estágio” consiste num intensivo Curso de formação de

 

Pesquisador em Ciências do Esporte, conduzido por profissionais de comprovada e larga experiência na área todos Pós-graduados com participações nos principais eventos nacionais e internacionais das ciências do esporte.

 

Para que todo este processo seja melhor entendido e vivenciado temos no mês de Fevereiro um período denominado Pré-Estágio, onde o candidato passará por um período probatório e ao mesmo tempo poderá vivenciar nossa rotina assim como conhecer nossa filosofia de trabalho. Se faz ainda importante ressaltar que o interessado deve dispor obrigatoriamente das terças e quintas-feiras a tarde (das 14h às 19h), bem como de alguns finais de semana ao longo do ano, para cumprir integralmente as atividades de sua formação.

Vantagens de ser um estagiário CELAFISCS

  • Iniciação científica focada nas Ciências do Esporte, Atividade Física e Saúde.
  • Participação nos principais eventos do CELAFISCS, incluindo cursos de formação e extensão e simpósios.
  • Participar de coleta de dados em crianças, adolescentes e idosos.
  • Ser treinado nas técnicas de medidas e avaliação da aptidão física e funcional.
  • Apresentar seu trabalho em evento científico internacional mais tradicional da área (Simpósio do                       CELAFISCS).
  • Publicação de artigo científico de forma gratuita na Revista Brasileira de Ciências do Movimento como              autor principal.
  • Possibilidade de contato com as das maiores e mais renomadas instituições de pesquisa nas áreas das            Ciências do Esporte e da Atividade Física no Brasil e no mundo.
  • Aulas com grandes autoridades do assunto durante o ano, às terças e quintas-feiras.
  • Acesso aos dados de mais de 20 mil avaliações de crianças e idosos que reunimos por mais de 45 anos.
  • Aprender a analisar e discutir sobre as principais publicações dos artigos nas revistas cientificas mais               relevantes do mundo relacionadas as Ciências do Esporte e a Atividade Física.
  • Trabalhar lado a lado com o Dr. Victor Matsudo uma das maiores autoridades do mundo em atividade                 física e os profissionais do CELAFISCS.
  • Oportunidade de desenvolver na prática os programas de promoção de atividade física, do planejamento,       operação e pós-eventos.
  • Diferenciação profissional a partir do desenvolvimento de excelência em métodos científicos de trabalho.
  • Alinhar a vocação e a perspectiva profissional aprofundando áreas de interesse de pesquisa.
  • Criar uma rede de relacionamento com as maiores autoridades do Brasil e do mundo na área.
  • Possibilidade de participação apresentando trabalhos nos mais importantes Eventos Científicos das                  Ciências do Esporte Nacionais e Internacionais.
  • Desenvolver na Prática Proficiência em Pesquisa Científica.
  • Apreender a fazer apresentações acadêmicas e científicas para eventos.