Nos despedimos do Prof José da Silva Guedes
O médico sanitarista Prof. Dr. José da Silva Guedes escolheu a Medicina com uma meta indubitável: Dedicar-se à Saúde Pública.
Especialista em Higiene e Saúde Pública e Doutor em Saúde Pública pela USP, o professor José atribui a escolha pela Saúde Pública ao fato de ter vindo de uma família de trabalhadores e de ter crescido no Belém, bairro periférico na zona Leste da Capital, e ao lado de familiares no interior de São Paulo, onde podia observar de perto o tipo de assistência médica que a população necessitava e recebia.
Em 2 de abril de 1956, iniciou sua graduação na Faculdade de Medicina da USP, com o objetivo de se especializar como médico sanitarista.
Sua história com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) iniciou antes da sua formação, ao acompanhar, enquanto aluno da USP, o esvaziamento dos alunos nos corredores da Santa Casa após inauguração do Hospital das Clínicas e do Hospital São Paulo. Já enquanto médico, pode acompanhar o planejamento da grade curricular da FCMSCSP, com um currículo mais abrangente do que eram as escolas de medicina da época, formando médicos generalistas. O doutor pode ver a proposta por um atendimento e ensino mais humanizados, construindo o curso de Medicina por departamentos.
Em 1963, José tornou-se professor de Epidemiologia e foi convidado a construir o Departamento de Saúde Pública da FCMSCSP. Neste mesmo período, também pode presenciar o nascimento do Centro de Saúde Escola Barra Funda que tinha como objetivo inserir a Faculdade na comunidade, ampliando o contato com os pacientes próximos ao prédio da Instituição. “Assim, podíamos contribuir com a população e, ao mesmo tempo, mostrar aos alunos os problemas enfrentados no cotidiano”, afirmou o ex-docente da FCMSCSP.
O Prof. Dr. José Guedes vivenciou a formação e o desenvolvimento da Faculdade, que influenciava diretamente com os avanços da educação e da saúde brasileira. Assim, o professor fez parte da memória de diversos egressos da FCMSCSP por décadas, sendo, inclusive, paraninfo de algumas turmas.
Guedes chegou a afastar-se das atividades como docente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no período de 1983 a 1985, para exercer o cargo de Secretário da Saúde do município de São Paulo e, posteriormente, de 1995 a 2002, para assumir a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Em 12 de dezembro de 2014, foi homenageado pela diretoria da Santa Casa de Araraquara em reconhecimento à sua pesquisa, ao ensino da medicina e ao seu talento na liderança de projetos ligados à gestão hospitalar.
Já recebeu comendas pelo Conselho Federal de Medicina e foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. José também é considerado como sanitarista emérito pelo Ministério da Saúde.
Parceiro presente nas ações do Agita SP e Agita Mundo sempre dizia que: “Saúde é direito de todos e dever do Estado”.
Confira seu depoimento completo no Santa Memória, publicado em 31 de outubro de 2017
O velório será realizado no Cemitério Vila Mariana nesta quinta-feira, dia 18 de abril, das 9 às 13hs. A cremação será as 14hs no Crematório da Villa Alpina.
A Família CELAFISCS se despede com profundo sentimento de gratidão ao Prof. Guedes pelo companheirismo e incansável ação em prol a saúde no nosso País.
Fontes: